Escola de Música

O Projeto Escola de Música teve como principal objetivo criar para 200 crianças e adolescentes de alta vulnerabilidade social no Jd. Cerejeiras (São Paulo-SP) o acesso ao aprendizado à Música, aulas de instrumentos de cordas como: violino, violoncelo, viola e violão, como instrumento de desenvolvimento humano, de integração social e trabalho em equipe e de inclusão socioeconômica.

A visão da escola de Música Supernova foi criar a oportunidade para que a população tenha acesso gratuito ao aprendizado da música, pois compreendemos que a música é instrumento de desenvolvimento humano, de integração social e trabalho em equipe, o que ajuda as crianças e adolescentes no seu desenvolvimento. Na esfera social, o Projeto atingiu crianças e adolescentes, dando-lhes a oportunidades do Aprendizado e participação em atividades artísticas. Na esfera cultural, o Projeto proporciona a elas o acesso à cultura formal e a oportunidade de participar e apreciar a arte musical através das apresentações da Orquestra Redenção. Através da junção da escola de música e dos espetáculos realizados junto à orquestra, é possível o acesso à fruição da música como instrumento de desenvolvimento humano, de integração social e trabalho em equipe e de inclusão socioeconômica, além de consolidação e divulgação da cultura popular.

Juntamente com as aulas de música, são lecionadas aulas de um programa chamado Instrução para a Vida que aborda questões como: sexo, drogas e família. Instruindo cada aluno para trilhar um caminho melhor. Não queremos que eles sejam apenas bons na música, mas na vida como cidadãos.

Instrução para a Vida. Uma das primeiras perguntas que devemos nos fazer deve ser: “Quem de fato são essas pessoas?” Ou seja, para mudar realidades devemos ter a sensibilidade de entender e ouvir deles mesmos onde e como essas pessoas são mais afetadas pelas realidades do “caos” à sua volta. De maneira contrária não há respeito com o indivíduo e nem com a comunidade que já tem em si uma identidade, embora muitas vezes não discernida. Seria uma forma de colonização cultural, e não de resgate social.

É a partir desse coração e mentalidade que o Instrução para a Vida trabalha, ouvindo os alunos em suas angústias e os guiando a se conhecer, e ao mesmo tempo proporcionando diretrizes para a sua caminhada pela vida.


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